Total de visualizações de página

sábado, 13 de julho de 2013

COLETE NEW GREY CAMILA PITANGA EM INSENSATO CORAÇÃO



Tamanho: 38/40

Materiais

• 4 novelos na cor 1815 (new grey) da linha Pingouin Desejo
• Agulha para tricô nº 4 ½
• Agulha para costurar

Pontos empregados


Ponto Fantasia 1 (corda de 18 pontos) - 1ª, 3ª, 5ª e 7ª carreiras: 18 meias. 2ª, 4ª, 6ª, 8ª, 10ª, 12ª, 14ª, 16ª e 18ª carreiras: 18 tricôs. 9ª carreira: tirar 9 pontos sem fazer numa agulha auxiliar e colocar atrás do trabalho 9 meias, depois tricotar em meia os pontos da agulha auxiliar.11ª, 13ª, 15ª e 17ª carreiras: 18 meias. Repetir sempre da 1ª à 18ª carreira.  Ponto Fantasia 2 - 1ª carreira: *2 tricôs, 2 meias*; repetir de * a * até o fim. 2ª carreira: em tricô. Repetir sempre essas 2 carreiras.Ponto Fantasia 3 - 1ª carreira: *1 meia, 1 tricô*; repetir de * a * até o fim.2ª e 4ª carreiras: em tricô. 3ª carreira: *1 tricô, 1 meia*; repetir de * a * até o fim. Repetir sempre essas 4 carreiras. Barra 2/2 - 1ª carreira: *2 tricôs, 2 meias*; repetir de * a * até o fim. 2ª carreira e seguintes:acompanhando o ponto, meia sobre meia, tricô sobre tricô. Cordão de Tricô - direito e avesso em tricô. Avesso do Ponto Meia - direito em tricô, avesso em meia.

AMOSTRA: Um quadrado de 10 cm em ponto fantasia 3 = 21 pontos x 27 carreiras.

Execução

Costas - É formada por 4 partes como mostra o molde.


Parte A - Montar 22 pontos e trabalhar da seguinte maneira: 2 pontos em avesso do ponto meia, 18 pontos em ponto fantasia 1 e 2 pontos em cordão de tricô. Terminada a 6ª repetição do ponto fantasia 1 (= 108ª carreira), rematar. 
Parte B - Levantar 84 pontos uniformemente ao longo da beirada em avesso ao ponto meia da Parte A. Trabalhar em ponto fantasia 2 por 7 cm. Rematar. Deixar a espera.
Parte C - Fazer como a Parte A, porém trabalhando os 2 pontos iniciais e os 2 pontos finais em avesso do ponto meia.
Parte D - Levantar 84 pontos uniformemente ao longo da beirada direita em avesso do ponto meia da Parte C. Trabalhar em ponto fantasia 3 por 7 cmEm seguida, trabalhar no conjunto dos pontos da seguinte maneira: 21 pontos em ponto fantasia 3, 2 pontos em avesso do ponto meia, 18 pontos em ponto fantasia 1 (corda), 2 pontos em avesso do ponto meia, 18 pontos em ponto fantasia 1 (corda), 2 pontos em avesso do ponto meia e 21 pontos em ponto fantasia 3. A 8 cm do início, formar as cavas, rematar de cada lado, 5 pontos de uma só vez.  Em seguida, continuar trabalhando no conjunto dos pontos fazendo sempre os 2 pontos iniciais e finais de cada carreira em cordão de tricô (para a beirada das cavas). Ao mesmo tempo, diminuir antes dos 2 pontos em avesso do ponto meia antes da corda direita e depois dos 2 pontos em avesso do ponto meia depois da corda esquerda, cada 2 carreiras 1 ponto (16 vezes) e aumentar depois da corda direita e antes da corda esquerda cada 2 carreiras 1 ponto (16 vezes) e trabalhar os pontos aumentados em pontos fantasia 3. A 22 cm do início das cavas, rematar acompanhando o ponto, meia sobre meia, tricô sobre tricô.

Frente Direita - É formada por 4 partes como mostra o molde.


Parte A - Montar 22 pontos e trabalhar da seguinte maneira: 2 pontos em cordão de tricô, 18 pontos em ponto fantasia 1 e 2 pontos em avesso do ponto meia. A 6 repetições do ponto fantasia 1, formar a gola, aumentar antes da corda em ponto fantasia 1, cada carreira 1 ponto (34 vezes), trabalhando os pontos aumentados em barra 2/2 e os demais pontos acompanhando os respectivos pontos. Terminado o 8º cruzamento de 9 pontos em ponto fantasia 1 (= 136ª carreira), continuar trabalhando no conjunto dos pontos, formando a gola, e fazer a beirada da cava trabalhando os 2 pontos da esquerda em cordão de tricô ao invés em avesso do ponto meia. Terminada a 9ª repetição em ponto fantasia 1 (= 162ª carreira), formar o ombro, rematar os 22 pontos da esquerda e continuar trabalhando os pontos da gola por mais 8 cm. Deixar os pontos à espera.
Parte B - Montar 14 pontos e trabalhar em ponto fantasia 2, aumentar à direita, cada 2 carreiras 1 ponto (22 vezes). Ao mesmo tempo, a 7 cmdo início, rematar à esquerda, cada 2 carreiras 2 pontos (16 vezes).Rematar. Deixar à espera.
Parte C - Montar 22 pontos e trabalhar da seguinte maneira: 2 pontos em avesso do ponto meia, 18 pontos em ponto fantasia 1 (corda) e 2 pontos em avesso do ponto meia. Terminada as 3 repetições do ponto fantasia 1,rematar
Parte D - Levantar 37 pontos uniformemente ao longo da beirada em avesso do ponto meia da Parte C e trabalhar em ponto fantasia 3, diminuir à direita, cada 2 carreiras 1 ponto (16 vezes).  Ao mesmo tempo, a 8 cmdo início, formar a cava, rematar à esquerda 5 pontos de uma só vez. Rematar.

Frente Esquerda - Fazer como a Frente Direita, invertendo as formações.

Modo de armar

Montar a parte das Costas unindo as partes com pontos invisíveis, como mostra o molde. Fazer o mesmo para formar as partes da Frente. Fechar os ombros. Unir os pontos à espera das beiradas da gola fazendo um grafting, para a união ficar invisível, depois pregar ao longo do decote das Costas. Fechar os lados.

Colete Donna Doida www.donnadoida.com.br
Receita cedida pela Pingouin Paramount www.pingouin.com.br

COLETE DUNA


Material

• Fio Duna Círculo, 5 nov. preto (8990), ag. para tricô nº 4 e 6.

Ponto utilizado

Barra 2/21: * 2 m., 2 t.*, 2 m.. Ponto fantasia: 1ª e 6ª carr.: em m.. 2ª e 4ª carr.: em t.. 3ª carr.: 1 p. de borda, *1 laç., 2 p. juntos em m.*, 1 p. de borda. 5ª carr.: 1 p. de borda, * 2 p. juntos em m., 1 laç.*, 1 p. de borda. carr.: voltar a 1ª carr..
Amostra - Um quadrado de 10 cm em p. fantasia mas ag. ag. nº 6 com fio duplo = 14 p. x 21 carr.

Execução

Costas - Monte 100 p. nas ag. nº 4 e tric. em barra 2/2. A 8 cm do inicio do trabalho distribua 20 dim. na última carr.. Passe para as ag. nº 6 usando fio duplo e tric. em p. fantasia. A 33 cm do inicio do trabalho para as cavas rem. de cada lado cada 2 carr.: 2 p. e 1 p.. A 53 cm do inicio do trabalho para os ombros rem. de cada lado cada 2 carr.: 2 p.(14 v.) e os p. restantes.                                                                                                
Frente direita - Monte 42 p. nº 4 e tric. em barra 2/2. A 8 cm do inicio do trabalho distribua 10 dim. na última carr.. Passe para as ag. nº 6 usando fio duplo e tric. em p. fantasia. A 33 cm do inicio do trabalho rem. à esquerda a cava como nas costas. A 53 cm do inicio do trabalho rem. à esquerda o ombro como nas costas. em. de cada lado cada 2 carr.: 2 p.(14 v.) e o p. restante.
Acabamento
OBS: todas as barras são trabalhadas com um fio só. Costurar os ombros. Levante 68 p. ao longo de cada cava com as ag. nº 4 e tric. em barra 2/2. A 3 cm do inicio rem.. Costure os lados. Levante 148 p. ao longo da frente direita e metade do decote das costas com as ag. nº 4 e tric. em barra 2/2. A 7 cm o inicio rem.

COLETE CINZA COM BOTÕES CHINESES



Material
• 6 novelos do fio Pingouin Marte na cor 805 (granito)
• Agulhas para tricô número 10
• Agulha para crochê número 3
• Sobras de fio na cor marrom
• Couro marrom
• Dois botões de madeira tipo "chinês". Tamanho: 40
 Pontos empregados:
• Para a barra - 1ª careira: 1 meia, 1 tricô.
• 2ª carreira e seguintes: tricô acompanhando o ponto meia.
• Ponto Meia - direito em meia, avesso em tricô.
• Avesso do Ponto Meia - direito em tricô, avesso em m.
• Ponto Fantasia 1. - seguir gráfico 1
• Ponto Fantasia 2 - seguir o gráfico 2.
• Correntinha (crochê).
Pontos empregados:
• Para a barra - 1ª careira: 1 meia, 1 tricô.
• 2ª carreira e seguintes: tricô acompanhando o ponto meia.
• Ponto Meia - direito em meia, avesso em tricô.
• Avesso do Ponto Meia - direito em tricô, avesso em m.
• Ponto Fantasia 1. - seguir gráfico 1
• Ponto Fantasia 2 - seguir o gráfico 2.
• Correntinha (crochê).

Execução

Costas - Monte 70 pontos em tricô em barra 1/1 por 7 cm. Em seguida, trabalhe no conjunto dos pontos da seguinte maneira: 3 pontos em ponto meia, 3 pontos em avesso do ponto meia, 4 pontos em ponto fantasia 1, 3 pontos em avesso do ponto meia, 16 pontos em ponto fantasia 2, 4 pontos em avesso do ponto meia, 4 pontos em ponto fantasia 1, 4 pontos em avesso do ponto meia, 16 pontos em ponto fantasia 2, 3 pontos em avesso do ponto meia, 4 pontos em ponto fantasia 1, 3 pontos em avesso do ponto meia e 3 pontos em ponto meia. 
Depois de 33 cm do início, forme as cavas e, ao mesmo tempo, forme a beirada de acabamento. Monte de uma só vez 4 pontos no início e no final da próxima carreira e, daí em diante, trabalhe sempre esses pontos em barra 1/1. Ao mesmo tempo, depois dos 4 pontos iniciais e 4 pontos finais, faça, a cada 2 careiras, 3 pontos juntos em meia (4 vezes) e 2 pontos juntos em meia (2 vezes.). Continue trabalhando até obter 55 cm do início.

Frente Direita - Monte 39 pontos e tricô em barra 1/1 por 7 cm. Em seguida, trabalhe no conjunto dos pontos e, ao mesmo tempo, faça a beirada de abotoamento da seguinte maneira: 7 pontos em barra 1/1, 3 pontos em avesso do ponto meia, 16 pontos em ponto fantasia 2, 3 pontos em avesso do ponto meia, 4 pontos em ponto fantasia 1, 3 pontos em avesso do ponto meia e 3 pontos em ponto meia. Depois de 33 cm do início, forme a cava como nas costas e monte, no final da próxima carreira, os 4 pontos para a beirada de acabamento. Ao mesmo tempo, forme o decote diminuindo à direita, sempre depois dos 8 pontos da beirada, cada 2 carreiras 1 ponto (15 vezes.). A 55 cm do início, arremate os 11 pontos da esquerda e continue trabalhando em barra 1/1 sobre os 7 pontos da beirada por mais 7,5 cm. Arremate acompanhando o ponto.

Frente Esquerda - Faça como a frente direita, invertendo as formações.

Montagem

Feche os ombros e una as duas extremidades da tira das partes da frente. Costure ao longo do decote das costas. Feche os lados. Corte 4 partes em couro seguindo as medidas indicadas no molde. Com o fio marrom, faça 4 cordões trabalhando em corrente - cada um medindo 15 cm. Na frente direita, prenda duas tiras, sendo a primeira a 15 cm da beirada inferior e a seguinte a 10 cm da primeira. Sobreponha as partes em couro e costure a volta toda da peça. Na frente esquerda, trabalhe da mesma maneira, mas introduzindo os botões de madeira nas tiras em crochê.

CASACO CINZA LÃ FAMÍLIA




Material

• 20 novelos na cor 805 (m. granito - Pingouin Família)
• Agulha para tricô nº 4 ½
• 6 botões
• Tecido de pelo sintético
 

Execução

Costas – Montar 82 pontos e trabalhar em barra 2/2 por 8 cm. Em seguida, trabalhar em ponto fantasia. A 58 cm do início, formar os raglãs. Diminuir de cada lado, cada 4 carreiras 1 ponto (26 vezes). A 83 cm do início, rematar acompanhando o ponto, meia sobre meia, tricô sobre tricô.

Frente Esquerda – Montar 56 pontos e trabalhar em barra 2/2 por 8 cm. Em seguida, trabalhar em ponto fantasia. A 58 cm do início, formar o raglã, diminuir a direita, cada 4 carreiras, 1 ponto (25 vezes). Ao mesmo tempo, a 72 cm do início, formar o decote, rematar a esquerda, cada 4 carreiras 20 pontos (1 vez), 4 pontos, 2 pontos (2 vezes) e 1 ponto (3 vezes). Rematar.

Frente Direita – Fazer como a Frente Esquerda, invertendo as formações e fazendo 3 pares de casas para botão (casa = 1 laçada, 2 pontos juntos em tricô). Fazer o primeiro par a 47 cm do início, o segundo par a 59 cm do início e o terceiro par a 71 cm do início. Fazer a primeira casa a 6 pontos da borda direita e a segunda casa a 18 pontos da primeira.

Mangas – Montar 44 pontos e trabalhar em ponto fantasia. A 12 cm do início, iniciar os aumentos. Aumentar de cada lado, cada 18 carreiras 1 ponto (8 vezes). A 49 cm do início, formar os raglãs, diminuir de cada lado, cada 4 carreiras 1 ponto (25 vezes). Rematar acompanhando o ponto.

Gola – Montar 162 pontos e trabalhar em ponto meia. A 5 cm do início, rematar de cada lado, cada 2 carreiras 2 pontos (19 vezes). Rematar.

Modo de armar

Montar os raglãs. Fechar as mangas e os lados. Cortar a gola no tecido de pelo sintético, seguindo as medidas do molde. Forrar com a parte tricotada. Pregar a gola ao longo do decote com pontos invisíveis. Dobrar os 6 cm da beirada das mangas para o direito e prender com um ponto na costura. Pregar os pares de botões nas posições.

VESTIDO DE CROCHÊ


SITE DA MANEQUIM

Material

• 2 cones dourado (876 - Círculo - Lisa Brilho Fina)
• Agulha para crochê nº 1,5 mm

Pontos empregados

Correntinha.

Ponto baixíssimo: Introduza a agulha, lace, puxe o ponto e passe diretamente no ponto da agulha.

Ponto baixo: introduza a agulha, lace, puxe o ponto e com outra laçada, rematar todos os pontos.

Ponto alto: lace, introduza a agulha, lace, puxe o ponto, laçada, rematar, 2 pontos e com outra laçada, rematar todos os pontos.

Ponto fantasia: siga o gráfico.

Bico: siga o gráfico.

Gráfico da manga: siga o gráfico.

Gráfico frente/costas e início da manga: siga o gráfico.

Amostra 
Um quadrado de 10 cm em ponto fantasia com a agulha nº 1,5 = 35 pontos x 17 carreiras.

Execução

O vestido começa pelo decote. Faça uma correntinha de aproximadamente 115 pontos mais 1 correntinha para virar e trabalhe seguindo o gráfico da frente/costas e início da manga. Na parte indicada no gráfico introduza o ponto da manga. Na 31ª carreira do gráfico deixe os pontos das mangas à espera e trabalhe em círculo nos pontos da frente e costas. A partir da 67ª carreira faça 24 carreiras com arcos de 6 correntinhas. A partir da 91ª carreira faça 12 carreiras com arcos de 7 correntinhas. A partir da 103ª carreira faça 21 carreiras com arcos de 8 correntinhas. Em seguida, trabalhe o barrado seguindo o gráfico. Terminado o bico, arremate. Retome os pontos das mangas, faça uma correntinha na parte de baixo da manga (para a cava) feche em círculo e trabalhe em ponto fantasia seguindo o gráfico. Repita de * a * 10 vezes e arremate. Faça toda a volta dos punhos na última carreira do barrado. Faça toda a volta do decote e o bico seguindo o gráfico.

BLUSA BÁSICA


Material Pingouin Ateliê

•5 bolas na cor 6040 (formato) Pingouin Ateliê
• Agulha para tricô nº 5
• Agulha circular nº 5

Pontos empregados

Barra 1/1 - 1ª carr.:*1 meia, 1 tricô* ; repetir de * a * até o final.
2ª carr. e seguintes:acompanhando o ponto, meia sobre meia, tricô sobre tricô.
Ponto Fantasia: (feito sobre nº de p. múltiplo de 4, mais as bordas)-

1ª carr.: 1 ponto de borda, 1 laçada, 1 mate duplo (= tirar 1 ponto sem fazer em meia, 2 pontos juntos em meia, passar o ponto sem fazer sobre os 2 pontos juntos), *1 laçada, 1 meia, 1 laçada, 1 mate duplo*; repetir de * a * terminando com 1 laçada, 1 meia, 1 laçada, 1 ponto de borda.
2ª e 4ª carr.: em tricô.
3ª carr.: 1 ponto de borda, 1 laçada, 2 pontos juntos em meia, *1 laçada, 1 mate duplo, 1 laçada, 1 meia*; repetir de * a * terminando com 1 laçada, 1 mate duplo, 1 ponto de borda. Repetir sempre essas 4 carreiras.

ATENÇÃO:Quando se executa a 1ª carreira, na qual temos laçadas e diminuições (que são os 2 pontos juntos e os mates duplos) um deve compensar o outro e nesse ponto especificamente temos que fazer 1 laçada a mais, fazendo com que ao término dessa carreira tenhamos 1 ponto a mais do que os colocados na agulha.

Porém durante a execução da 3ª carreira ocorre o contrário, temos mais diminuições que laçadas e voltamos ao número de pontos iniciais. Isso é necessário para que tenhamos o efeito do ponto.

É muito importante seguir a receita do ponto com atenção às informações constantes antes e depois dos asteriscos (que são o início e o final de cada carreira, este é o segredo) e repetir as informações entre eles. Porém, levando em conta a particularidade de ter sempre na 1ª carreira 1 ponto a mais, que depois é compensado na 3ª carreira. Amostra: um quadrado de 10 cm em ponto fantasia = 18 pontos x 24 carreiras.

Execução

Para auxiliar a execução do trabalho, faça um molde em papel, de cada uma das partes da peça, seguindo as medidas indicadas.

Costas: Montar 82 pontos e trabalhar em barra 1/1 por 4 cm. Em seguida, trabalhar em ponto fantasia. A 60 cm do início, rematar todos os pontos.

Frente: Fazer como as Costas até obter 50 cm do início. Formar o decote, rematar os 16 pontos centrais. Continuar trabalhando cada lado separadamente, rematar do lado do decote, cada 2 carreiras 3 pontos, 2 pontos (2 vezes) e 1 ponto (2 vezes). A 60 cm do início, rematar.

Mangas: Montar 50 pontos e trabalhar em barra 1/1 por 4 cm, distribuindo 8 aumentando uniformemente durante a execução da última carreira. Em seguida, trabalhar em ponto fantasia. A 30 cm do início,rematar todos os pontos.
 Fechar os ombros. Fechar os lados deixando uma abertura de 16 cm para as cavas. Fechar as Mangas e pregá-las. Com a agulha circular, levantar 90 pontos uniformemente ao redor do decote. Trabalhar em barra 1/1 por6 cmRematar acompanhando o ponto, meia sobre meia, tricô sobre tricô. Dobrar 3 cm para o avesso e prender com pontos invisíveis.

COLAR DOURADO CROCHÊ


Material

• 1 meada na cor 07901 (ouro velho) da linha Anchor Mouliné Metalizada

• 1 agulha para crochê de aço niquelado de 1,75 mm

• 1 corrente dourada
 

Execução

Pingente - monte 31 corr., mais 1 para subir a carr. e trab. seguindo o p. fantasia. Após completar a 4ª carr., arrem..

Passe o cordão dourado em alinhavo na 2ª carr. do pingente.

VESTIDO DOURADO CROCHÊ

TAMANHO M
• 3 novelo branco/ouro (8001) do fio Anne Brilho, da Círculo

• Agulha para crochê nº 1,75 mm

• 2 botões com 2,5 cm de diâmetro
PONTO FANTASIA

PONTO FANTASIA DAS LATERAIS

GRÁFICO TRÊS

Execução

Frente e costas - São trabalhadas juntas. Faça uma corr. de 83 p. mais 3 corr. para virar e trabalhe o p. fantasia das laterais. Trabalhe o gráfico inteiro, rem. e deixe à espera. Faça dois retângulos iguais. Para a barra do vestido faça uma corr. de 11 p. mais 3 corr. para virar e trabalhe em p.a. (= 12 p.a. considerando 1 p.a. com as 3 corr.). A 94 cm do inicio rem.. Feche esta tira em circulo e trabalhe em um dos lados da tira o p. fantasia nº 1. Repita de * a * até completar 10. Nesta altura trabalhe cada lado separadamente conforme gráfico. A cada inicio e a cada final das carr. faça um p.bxmo. para unir os retângulos. Coloque os retângulos com os aum. para o lado da barra do vestido. Terminada todas as partes continue trabalhando seguindo o gráfico, para as cavas e os decotes.

Botão - Faça uma corr. de 3 p. feche em circulo e trabalhe seguindo o gráfico correspondente. Faça 2 botões iguais.

Montagem

Costure os ombros. Faça a toda a volta de cada cava o bico seguindo o gráfico correspondente. Faça a toda a volta da barra do vestido o bico seguindo o gráfico correspondente. Faça na parte arredondada da lapela a 2ª carr. do bico das cavas. Costure os bolsos e as lapelas na parte indicada no molde.

Observação: Siga todas as indicações dos gráficos e do molde para a confecção do vestido. A linha pontilhada no molde significa continuação do outro lado. Pois a peça é trabalhada em circulo. Faça um forro para usar com o vestido. Passe um fio na borda do crochê do botão e puxe para juntar os p. deixe o botão dentro para dar firmeza. Pregue o botão na lapela do bolso.



GOLA DE CROCHÊ


Iniciando o Marcador Acessórios, começo com esta linda gola de crochê do site Manequim.

Material


• 1 bola na cor 004 (cru) do fio Pingouin Bella

• Agulha para crochê nº 2 1/2

• 1 botão

Comece com 150 correntinhas e trabalhe em ponto fantasia da seguinte maneira: .

1ª carreira: 1 meio ponto alto na 6ª correntinha a contar da agulha (para formar a alça de abotoamento), 1 meio ponto alto em cada correntinha até a última, 4 correntinhas, virar.

2ª a 5ª carreiras: seguir o gráfico. Remate o fio.
PREGAR O BOTÃO NA POSIÇÃO

CASAQUETO DA MANEQUIM

COM APLICAÇÃO DE STRASS

ESTE POST FOI TIRADO DO SITE DA MANEQUIM



Dicas de costura

• Os fios com fibras naturais, como os de algodão, são os mais indicados para receber aplicações, pois eles não cedem e não desfiam.

• As tiras de strass são compradas por metro. Aplique-as com pontos simples feitos a mão nos lugares desejados.
Receita de casaqueto de crochê da manequim

Como usar

Já que o casaqueto é curto e tem o volume do fio que o estrutura, prefira blusas com tecidos maleáveis e um pouco mais compridas que a barra dele. Combine a delicadeza do crochê com acessórios grandes.
 
  


TAMANHO: M

Material


• 3 novelos de Círculo Cléa na cor branca (8001)

• 1 agulha para crochê Círculo nº 1,25mm

• 1, 50 metros de tira de strass

 

Pontos empregados

Correntinha. (corr.). Ponto Baixo (p.b.): Introduza a agulha, lace, puxe o ponto e com outra laçada remate todos os pontos.

Ponto Alto (p.a.): 1 laçada, introduza a agulha e puxe o ponto, 1 laçada, remate 2 pontos e com outra laçada remate todas as laçadas na agulha.

Ponto Alto Duplo (p.a.d.): 2 laçadas, introduzir a agulha e puxar o ponto, (1 laçada, rematar 2 pontos) 2 vezes e com outra laçada rematar todas as laçadas na agulha.

Ponto fantasia: siga o gráfico.

Amostra: um quadrado de 10 cm em p. fantasia com a ag. nº 1,25 = 45 p. x 9 carr.

Execução

Frente e costas - Elas começam juntas. Faça uma corr. de aproximadamente 396 p. mais 3 corr. para virar e trabalhe em p. fantasia seguindo o gráfico, repita de * a * 132 vezes. A 27 cm do início do trabalho para as cavas divida o trabalho do seguinte modo: 25 motivos (de *a* do gráfico) para uma frente, deixe de fazer 15 motivos para uma cava, 52 motivos para as costas, deixe de fazer 15 motivos para outra cava, 25 motivos para outra frente. Trabalhe cada parte separadamente.

Costas - Trabalhe reto nos 52 motivos das costas, em p. fantasia seguindo o gráfico. A 45 cm do inicio do trabalho rem.

Frente direita - Trabalhe, nos 25 p. da frente direita em p. fantasia seguindo o gráfico. A 36 cm do inicio do trabalho para o decote deixe de fazer em cada carr.: 10 motivos e 1 motivo 2 vezes. A 43 cm do inicio do trabalho rem.. Costure os ombros.


Frente esquerda - Faça do mesmo modo.


Mangas - Trabalhe em p. fantasia começando a manga pelos ombros do casaco. Conte 6 carr. nas costas e 4 carr. na frente a partir da costura do ombro. Inicie a manga com a 1ª carr. de p.a. do gráfico amarrando o fio no final da 6ª carr. das costas. Repita de * a * do gráfico 16 vezes. Continue em p. fantasia aum. de cada lado em cada carr. 1 motivo (9 v.) e 8 motivos na parte reta da cava ( ficam 42 motivos). Trabalhe em circulo. Dim. um motivo em todas as carr. em p.a. do gráfico, faça esta dim. na parte de baixo da manga. A 27 cm medidos a partir da cava faça 3 carr. em p.a. e rem..

Faça a outra manga igual.

Montagem

Costure os ombros. Faça na parte inferior do casaco 6 carr. de p.a. e uma carr. de p.b.. Corte 2 pedaço do strass com 10 cm cada e costure na 8ª carr do p. fantasia das frentes a 5 cm da borda (imitação de bolso). Corte 2 pedaços do strass na medida do ponho e costure com p. invisíveis sobre a 1ª carr. de p.a.. Costure o strass a toda a volta do decote, ao longo das frente e sobre a 1ª carr. de p.a. da barra (fica o restante de p.a. de barra).

CASACO CINZA DA MANEQUIM


TAMANHO 40

Material

  • Pingouin Aspen– 11 novelos na cor 824
  • Ag. para tricô 
  • Pingouin nº 12. 
  • Pontos Empregados

    Barra 1/1 - 1ª carr.: * 1 m., 1 t.* ; repetir de * a * até o final.
    2ª carr. e seguintes: acompanhando o p., m. sobre m., t. sobre t.
    Pontos Fantasia 1, 2, 3 e 4 – seguir os respectivos gráficos para as Costas, Frente Direita, Frente Esquerda e Mangas.
    Amostra: um quadrado de 10 cm em p. = 8 p. x 12 carr.

    Execução

    Costas – Montar 46 p. e trabalhar em barra 1/1 por 5 cm. Em seguida, trabalhar em p. fantasia 1. A 70 cm do início, rem. acompanhando o p., m. sobre m., t. sobre t.

    Frente Direita – Montar 25p. e trabalhar em barra 1/1 por 5 cm. Em seguida, trabalhar no conjunto dos p. da seguinte maneira: 5 p. em barra 1/1 (para a beirada de acabamento) e os 20 p. seguintes em p. fantasia 2. A 62 cm do início, formar o decote. Rem. a direita, cada 2 carr. 5 p., 2 p. (2 v.) e 1 p. (3 v.). A 70 cm do início, rem. acompanhando o p., m. sobre m., t. sobre t.


    Frente Esquerda – Fazer como a Frente Direita invertendo as formações e em p. fantasia 3.

    Mangas – Montar 25 p. e trabalhar em barra 1/1 por 5 cm. Em seguida trabalhar em p. fantasia 4. Ao mesmo tempo, aum. de cada lado, cada 6 carr. 1 p. (7 v.). A 45 cm do início, rem. acompanhando o p., m. sobre m., t. sobre t. 

    Montagem

    Fechar os ombros. Gola – Levantar 55 p. ao longo do decote das partes da Frente das Costas. Trabalhar em barra 1/1 por 15 cm. Rem. acompanhando o p., m. sobre m., t. sobre t. Montar as Mangas nos 20 cm deixados para as cavas. Fechar as Mangas e os lados.